sexta-feira, 14 de setembro de 2012

SONHAR ENRIQUECE A NOSSA VIDA

Revista UMA


Frequentemente escutamos ou lemos a respeito dos sonhos. Uma amiga conta que sonhou com você, por exemplo, ou uma outra no trabalho diz que sonha em ser a chefe, já uma terceira amiga diz que sonha em ser um pássaro. Até aí nada demais!  No entanto o que se pode constatar é que o termo ¨sonhar¨ tem diferentes sentidos e conotações e dependendo do seu emprego e contexto, pode atribuir importância e sentido à vida de uma mulher.
Freud fez um minucioso estudo dos sonhos conseqüentes do ato de sonhar dormindo. A principio ele entendeu os sonhos como uma tentativa de realização de um desejo inconsciente. Porem se deu conta de que nesse caso, essa tentativa de realização já estaria fadada ao fracasso, pois acontece quando a pessoa esta dormindo, não consciente,  e sem possibilidades reais de ação. Se estendermos esse sentido da palavra “sonho”, seria então o caso de quando expressamos um desejo absurdo, uma ficção, uma utopia como o caso de sua amiga que sonha em ser um pássaro, pois sabemos que isso nunca acontecerá de fato. Nesse caso a ênfase estará na enorme dificuldade em tornar esse desejo real como na primeira conclusão do pai da psicanálise.

Mas, cá entre nós, o sonho que merece destaque e a que dedico especial atenção está no sentido figurado dessa palavra mágica. É o sonho carregado de expectativas, traduzindo nesse sentido um ideal, um objetivo real a ser alcançado, um desejo vivo e intenso que visa realização, como no exemplo da companheira de trabalho que sonha ser a chefe.  Nesse caso o sonho funciona como um impulso, uma força que move qualquer ser humano para frente. Ele esta por si só carregado de expectativas boas e melhor ainda quando esse tipo de sonho é tão intenso que chega a ser quase uma paixão seja em prol de si mesma ou de outras pessoas. Esses “sonhos projetos” são objetivos a serem alcançados e cumpridos em curto, médio e longo prazo.  Eles demandam empenho e trabalho, porém a mágica esta na energia trazida por ele, e pela maior coerência que atribui à vida da “sonhadora” conferindo mais sentido ao futuro. 
A falta desse tipo de sonho indica falta de esperança revelando que a vida se encontra em fase de estagnação. Para algumas pessoas o aumento da expectativa de vida não veio automaticamente acompanhado do aumento da expectativa de objetivos e realizações. É justamente nesse momento que você precisa despertar para a vida e o primeiro passo é projetar seus sonhos.

Sonhar e ir atrás da realização desses sonhos enche o futuro de esperanças e traz sentido ao presente.  

Então o que você está fazendo aí parada? Arregace as mangas e busque seus ideais; Realize seus sonhos e dê sentido mais sentido para a sua vida !

Nenhum comentário:

Postar um comentário