segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O QUE OS SONHOS PODEM REVELAR

Revista UMA - outubro 2011




Os sonhos sempre estao presentes em nossas vidas, seja dormindo ou acordado. Sonhos de consumo, de uma conquista, de que os filhos sejam perfeitos e por aí vai. -
Esse tipo de sonho, o sonho acordado , refere a um desejo, algo que queremos muito. Alguns podem muito bem ser realizados. No entanto, o tipo de sonho que merece atençao especial e aquele que acontece enquanto dormimos. Esse sim é capcioso, geralmente enigmático, por vezes caótico, confuso mas muitas vezes prazeroso também, do tipo que a vontade é de continuar dormindo no mesmo sonho. Ha tambem os desagradaveis, os pesadelos.


Esse fenomeno psiquico recebeu atenção especial do pai da psicanálise Sigmund Freud em ¨A Interpretação dos Sonhos¨
Por meio da autoobservação e da experiência do trabalho clinico que realizava com seus pacientes, Freud verificou que o sonho era um veiculo importante para alcançar e entender o inconsciente da pessoa que estava sendo tratada. Afinal os sonhos se expressam através de linguagem própria do inconsciente. A simbologia onírica é bem diferente daquela que estamos acostumados. Nos sonhos aparecem palavras, objetos, pessoas e lugares que conhecemos e estamos acostumados ou não. Porém o conteúdo e o significado deles revelam outros diferenciais daqueles que conhecemos. Por esse motivo podem aparentemente passar a impressão de não terem lógica, serem complicados e de difícil entendimento.
Contudo o sonho e a interpretação do mesmo estão sempre ancorados na realidade, experiência e história de vida da pessoa que sonhou.
Um acontecimento ocorrido ao longo do dia pode também servir de gatilho para um sonho e por conta disso se sonha algo bem parecido com aquilo que foi vivenciado.

Pessoas que por um período de tempo foram vitimas de um determinado tipo de experiência traumatizante como, por exemplo, guerra, soterramento, abuso sexual, espancamento têm freqüentemente pesadelos que reproduzem uma réplica do acontecimento traumático.
Mas alguns sonhos podem ser bem agradaveis . Durante alguns minutos, pode-se por exemplo dar a volta ao mundo, encontrar amigos que nao viamos há tempos, ter longas conversas, realizar projetos etc. Tudo isso ocorrendo em fraçao de segundos. Esse mecanismo tem o nome de ¨condensação¨ , o que levaria varias horas para acontecer na realidade apresenta-se em poucos segundos no sonho.
O sonho é uma vivencia psíquica que acontece na fase do sono chamada REM (Rapid Eyes Movment) Movimento Rápido dos Olhos. Nessa fase os olhos se mexem como se quisessem ¨ enxergar , organizar¨ o que se esta sendo sonhado. Se acordamos durante o sonho, geralmente lembramos dele. Mas caso isso não aconteca ficam entao os resquicios em nossa memória. Esses fragmentos do sonho podem ser resgatados a qualquer momento em forma de ¨déjà vu¨ . É aquele caso que se está em uma situação ou lugar e se tem a impressão de ja ter participado ou estado lá anteriormente. Sãoesses lapsos que a principio estavam esquecidos, e que, agora, são desperto na realidade.

O sonho bom é gostoso e necessário, tanto para a expressão do inconsciente quanto para manter a chama das próximas realizaçoes, mais conscientes e acesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário