sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

ESPELHO, ESPELHO (SOMENTE) MEU


REVISTA UMA - edição 127


Você conhece a expressão narcisista ou narcisismo? Ela é originária na mitologia grega e é usada para definir aquelas pessoas que se admiram muito, que “se acham” melhor do que os outros.Conhece alguém assim? Os adjetivos vaidoso, orgulhoso ou egoísta säo freqüentemente confundidos, e de maneira negativa, com o perfil de um narcisista.
Um certo grau de narcisismo não compromete o comportamento de uma pessoa. No entanto em demasia pode caracterizar uma patologia, o “transtorno de personalidade narcisista” .

Mas como surge esse comportamento ?
Na clinica psicanalítica anglicana contemporânea, considera-se que o narcisista foi uma criança que não recebeu, no tempo correto do desenvolvimento psiquico, a admiração e o reconhecimento necessários para o desenvolvimento de um ego sadio. Por esse motivo tornou-se uma pessoa com a autoestima e a autoimagem bastante comprometidas. Como defesa a essa debilidade, o narcisista apresenta na maior parte do tempo um ego inflado e grandioso, considerando-se em decorrência dessa grandiosidade, superior às outras pessoas e, claro, agindo em função disso.
Porém näo é tão simples reconhecer esse tipo de personalidade. Afinal ele está presente em diversos segmentos.
Geralmente é aquele tipo de pessoa que ”se acha muito", é dotada de baixa empatia, ou seja, não entende e desconsidera os sentimentos dos outros. Sendo assim, a outra pessoa só tem valor enquanto serve de veiculo para o narcisista alcançar aquilo que almeja. Com isso a convivência costuma ser transitória já que tem com fundamento a exploração do outro. E quando o objetivo do narcisista é alcançado o outro passa a não ter mais função em sua vida.

O narcisista tem um ideal de ego muito alto, daí a busca pela perfeição, pelo brilho, pela excelência. Assim ele geralmente procura ambientes propícios a recebere a confirmação que tanto busca, pois possui, em excesso, necessidade de admiração e aprovação de outras pessoas. Nessa busca incansável de reconhecimento, a aparência também pode ser valorizada em excesso. O comprometimento da auto estima do narcisista, faz com que o ego inflado dele passe do 100 ao 0. É como se fosse um balão de gás, quando espetado, murcha. Por isso , ele se ofende facilmente e são muito suscetíveis a criticas. Está aí a grande dificuldade de manter essa pessoa em terapia.
Além da atitude narcisista, alguns também já expressam no olhar o autoritarismo, a auto suficiência, o quanto se consideram superiores, e o desprezo que sentem pelos outros.

Vale lembrar que a expressão de uma certa forma de narcisismo num jovem adulto ou em um adolescente costuma ser transitória e por isso não é considerada grave. O agravante é quando esse comportamento näo desaparece assim o melhor a fazer é procurar um terapeuta o quanto antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário